sexta-feira, 1 de junho de 2007

Conflito de Gerações e outras histórias

Domingo, dia 27. Chamava-se "A rebelião dos iguais mais iguais". Texto de José de Souza Martins, professor titular aposentado da Faculdade de Filosofia da USP, a manchete orweliana da reportagem de meia página vertical inspirou receio desde a primeira passada de olho. Logo abaixo da manchete, o resumo do que seriam os próximos 4 ou 5 minutos: Os jovens de classe média que invadiram a reitoria da USP são os novos pobres: de esperança e de boas causas.
Durante todo o trajeto, não faltam gozações das boas maneiras, da habilidade no manejo dos canteiros, e da "temperança no sexo e na comida" dos ocupantes da Reitoria (desde o dia 3 de maio). Martins se utiliza inicialmente desses pontos, e depois a existência das facções políticas em disputa no prédio, para provar sua rotulação: são bonitos e graciosos, porém ingênuos e sem causa.

Sim, existem alguns grupos políticos lá dentro, mesmo que minoria. Sim, são bem educados. Mas por Ds, não entendi a relevância disso. Aliás, achei uma colocação desnecessária, visto que ele, inevitavelmente, nos compara à sua geração- se não de hippies, de punks e de suas destemperanças. Eles tinham pelo que lutar, claro. Nós não temos nada. Sem ditadura, sem URSS. Mas olhe à sua volta e diga se não há nada para fazer. Olhe para a USP e diga se não há nada para melhorar. Agora, peça para não fazermos nada, pelo simples motivo que não se pode comparar ao que vocês fizeram. Martins pode nos chamar de inúteis, ele foi amigo do Florestan Fernandes e assessor do FHC, afinal. Tem muitos livros publicados. Já cumprindo sua sina, hoje descansa ilustre em eventos sociais e colunas em jornais de renome.

Todos os movimentos alternativos que surgem são assimilados pelo sistema, tudo vira moda (e nesse sentido, não tem como não imaginar o capitalismo pós-moderno como aquele monstro "Sem-nome" de Hayao Miyazaki, que engole tudo). Não queira que sejamos estereótipos, atitude em muito condenável.



*

A LG "ameaçou" mudar a produção de Manaus para a Argentina. O governador que, segundo a fabricante, teria cassado a inscrição da indústria, afirma que a a LG está inadimplente no fisco estadual. ¬¬

*
Explicando: "iguais mais iguais" é o título porque os favelados não receberiam o mesmo tratamento dos rebelentos.
Para quem não leu: na fazenda onde se passa a ficção A Revolução dos bichos, os animais fazem uma constituição, e a primeira lei era a que estabelecia a igualdade entre todos os habitantes do rancho. "Todos os animais são iguais".
No final do livro, quando os porcos viram os novos homanos, os mesmos corrigem a lei: "Todos os animais são iguais, mas uns são mais iguais que outros".



[essa ilustração não está aqui por acaso. Essa é a minha tentativa de reprodução da gravura que a Folha publicou no meio da Opinião nessa semana semana ainda. É claro que o assunto tratado no espaço era sobre universitários]

9 comentários:

Anônimo disse...

aha 1o coment!
depois eu escrevo uma opinião.. :D

Pedro Sibahi disse...

Então.. agora é sério.. :D
É foda isso de gerações, ainda mais hj em dia.
Porque quem tem lah seus 40, 50 anos, teve uma ditadura para enfrentar. Mas muitos desse parecem ter lutado por ideais que esqueceram..
Não sei.. as vzs só queriam salvar a própria pele..
Mas enfim.. ter lutado contra qualquer coisa a 10 anos atrás significa o que? Isso torna alguém melhor ou superior pelo resto da vida? Acho q não..
Se nós não temos pelo que lutar, eles também não.. e as conquistas do passado serão apenas lembranças..
Mas a realidade não é bem essa..
Se acomodar depois de alguns cargos e círculos sociais influentes é muito fácil!
Sem idealismo.. o mundo não vai ser perfeito.. mas tah muito longe do aceitável!
Acho que Don Quixote está mais pro velho gorducho dizendo que luta pela democracia com uma caneta na mão.. confortavelmente, enjaulado no seu apê.

Lia Lupilo disse...

x-
vc não poderia ter sido mais pedro
a não ser que,
dessa vez as idéias bateram =]
vc fala com sinceridade de coração,
e eu agradeço!
agradeço tb por ter interpretado a gravura!
pasmem, há quem não reconheceu dom quixote...
aiai

beijos ped, obrigada pelo..apoio xD!
=**

Murilo disse...

Tenho uma tia, por demais de instruida. Uma vez eu disse algo sobre... "esquerda", ela riu. Não tirei motivos, ela os tem. As pessoas hoje querem ser aquilo que se era, mas não conseguem e penam ><
Sinto, mas é verdade.

beijos e quero comunicação, se perdeu o celular, pelo menos me dá o telefone de casa.

Evandro Pimentel disse...

Quem é Eva? o.O

Aline disse...

Querida, não sei se vc viu mas a veja ( na verdade,a vejinha são paulo) publicou na semana passada ou restrasada uma matéria enorme e extremamente reacionária sobre a ocupação da Usp,criticando muito os estudantes e dizendo que eles só querem baderna,coisas assim sabe..maldita veja tendenciosa.

É difícil aceitar que num meio como o nosso o mérito não nos é dado pela competência com que realizamos tarefas mas pelos contatos e pessoas que conhecemos,posição que estamos..e tudo mais. É o mundo sujo da politicagem...

Enfim...não consegui te ligar!

um beijo!

Lia Lupilo disse...

muras,
infelizmente a saída que encontraram é o riso. agora, será que o papel é todo nosso, afinal? quem tem algo a perder? as pessoas se prendem a bobeiras, a coisas que em outro mundo qualquer seria pó. e por causa dessas coisas que se pega ela fazem guerras e matam-se. mas arriscar para tentar melhorar, bom, aí acham que é arriscar demais, deixam de ser machos.
que vergonha para mim o fato de você pedir comunicação x-...só tenho uma saída! o que? msn? huahau, não, te ligo!

evandro,
eva é...bem...! um dia vc entende, eva...ops! evandro^^

li,
dessa reportagem só vi a capa e o olhar assustado de meus familiares, que exigiam explicação, defesa, qualquer coisa (!) de mim. bom, falei bastante, e comecei dizendo para não levarem tanto com tanto respeito uma revista que é capaz de colocar aquele título ("caos na usp") para meia dúzia de pneumáticos que enfeitam a entrada da Reitoria >-
eles não deveriam ter tanto medo de nós, não acha, li? só há uma explicação: eles sabem que estão errados. ao caminharem lentamente para a privatização, eles sabem que estão cagando e andando para uma pesquisa de qualidade não atrelada a interesses de mercado. eles querem é que as universidades descubram novos métodos de soja trangênica, querem economistas mais eficientes...
Sim à produtividade científica, não à produtividade para ajudar a destruir o planeta através das multis, trans, saturados.^^

beijo para os três, amigos queridos =***

Anônimo disse...

Lá na minha cidadezinha no interior, eu era um típico desinformado. Não lia jornal, não lia revistas informativas, não assistia telejornal. Hoje, que eu tô no meio do assunto, eu sei que isso me ajudou bastante a ter uma opinião menos viesada. =)

Dizia uma lei cujo nome eu esqueci: a veracidade da informação é inversamente proporcional à distância. E tá errada. Tenho certeza de que o meu vizinho, aqui do lado da USP, não tem a mínima idéia de que o Joseph Saw publicou no Diário Oficial que não respeita a constituição; deve 'saber', porém, que na reitoria todo mundo fuma maconha e é membro do PSTU.

Mas o conflito de gerações não é total. Eu moro com um cara de uns 50 anos (sim, numa república), e ele quase sempre concorda com a ocupação. A diferença é que ele é estudante da USP. Se eu for perguntar pro meu pai, por exemplo, ele vai me dizer que eu sou massa de manobra hehehe

C'est tout.
(eu falo muito mais quando estou acordado)

P.S.: Ótimo blog!

Lia Lupilo disse...

esse quadrinho tosco remete ao assunto: http://www.joseserraadventures.blogger.com.br/