segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Nota do dia

Palestra da Mostra Ecana de Cultura e Arte (MECA)

[Lívio Tragtnberg]
Tomem cuidado com marqueteiros. Essas ONGs que põem violino na mão de meninos pra fingir que ensinam cultura. Cultura não se ensina, cultura se tem. Chama-se cultura de aeroporto trazer alguém de fora pra fazer um puta show, e depois o cara vai embora. Violino é cultura em Salzburg: o pai e o avô do menino de cinco anos tocavam. Mas aqui é cultura de fachada, feita para ONGs se promoverem. Para instituições privadas se promoverem e falarem que estão fazendo um trabalho pra essa população. É o governo, por meio da educação, que tem que ensinar. Pois cultura tem a ver com o cotidiano das pessoas. Os projetos sociais uniformizarem as crianças é algo indigno, para fazê-las parecer limpas.
É preciso tomar muito cuidado com eles, principalmente os que tem a fachada impecável, politicamente corretos. É como um aluno meu disse em uma composição: nada de graça é de graça. Por isso, tomar cuidado com isso também, desconfie de tudo que é de graça: têm por trás os maiores interesses.

[Ferdinando Martins: adendo]
O Zé Celso quis por que quis levar Os Sertões para Canudos. Foram e fizeram um grande espetáculo, que mobilizou a cidade inteira. Além de quererem exibir para toda a cidade, tinham que exibir para o mundo inteiro, então ia ter transmissão pela internet. Eu fiquei da minha casa, aqui em São Paulo fazendo os links, e na época eu não sabia que para transmitir aquilo a cidade inteira ficou sem energia. E que só aquele espetáculo gastou o equivalente ao orçamento anual de Canudos. Isso é arte? Arte hoje em dia não muda, só reafirma valores. Para quem é essa arte da Oficina?

[Lívio Tragtnberg encerra]
Cuidado com as ilusões. Percam-nas o quanto antes, se eu tivesse noção do tamanho das ilusões em que me meti... leiam “Ilusões Perdidas”.

2 comentários:

Unknown disse...

Dificil saber o que sao ilusoes sem te-las, e tendo-as mais ainda..
Cuidado com o PETA!

Tefo disse...

uau, que papo de primeira!