segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Poema fundador

Entra ano, sai ano e continuo ligada ao centro acadêmico da eca, o calc. Estamos - eu mais nove ou dez colegas amigos - encerrando a gestão elefante, cujo manifesto inicial eu colei neste blog. Estou participando de uma nova formação de chapa, que tem vários elefantes, mas há várias novidades esse ano.

A principal delas é que estamos competindo! desde 2004 não tinha mais de uma chapa concorrendo. Por enquanto o debate foi tranquilo, mas todos da chapa já perceberam as nossas diferenças. Mesmo que, no começo, achava que as chapas deveriam se unir. Eis nosso poema fundados, trazido pela colega cênicas Lira. Divirtam-se!

Canção do não tempo de lua

(Mário Lago)



Amada não me censure, se sou de pouco falar

Nem se esse pouco que falo não faz você suspirar

É tempo de vida feia, de se morrer ou matar

De sonho cortado ao meio, de voz sem poder gritar

De pão que pra nós não chega, de noite sem se acabar

Por isso não me censure, se sou de pouco falar


Criança é bonito? É

Mulher é bonito? É

A lua é bonito? É

A rosa é bonito? É


Mas criança chega a homem se a bomba quiser

A mulher só tem seu homem se a bomba quiser

Homem sonha e faz seu sonho se a bomba quiser

Não é tempo de ver lua nem tirar rosa do pé

Amada minha não chore se nunca falo de amor

Nem se meu beijo é salgado, que é beijo chorado em dor

É tempo de vida triste, de olhar o seu com pavor

De mão pro último gesto, de olhar pra última flor

De verde que era esperança trazer desgraça na cor

Por isso amada não chore se nunca falo de amor


Criança é bonito? É

Mulher é bonito? É

A Lua é bonito? É

A rosa é bonito? É


Mas criança chega a homem se a bomba quiser

A mulher só tem seu homem se a bomba quiser

Homem sonha e faz seu sonho se a bomba quiser

Não é tempo de ver lua nem tirar rosa do pé



Amada não vá embora se eu trouxe desilusão

Se aumento sua tristeza, tão triste a minha canção

É tempo de fazer tempo, de pegar tempo na mão

De gente vindo no tempo em passeata ou procissão

No mesmo passo de sonho pra bomba dizendo "não!"

Amada não vá embora, mudou a minha canção!


Pois criança vai ser homem porque a gente quer

A mulher vai ter seu homem porque a gente quer

Homem vai fazer seu sonho porque a gente quer


Criança é bonito? É

Mulher é bonito? É

A lua é bonito? É

A rosa é bonito? É

Vai ser tempo de ver lua e tirar rosa do pé

Nenhum comentário: