sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Carta aos que vêm depois

Se a faculdade é boa?
Não sei, eu nunca fiz outra. Pelo que eu ouvia de outros lugares, nenhum professor dá aula mesmo, se for esse o problema.
Se esses dão ou não eu não sei. O que um professor de graduação tem de ensinar? O quanto temos nós mesmos de descobrir?
É a mesma resposta de antes.
Olha, não é por nada, mas nunca gostei de aula, de ficar sentada prestando atenção. Talvez quando é uma história, mas se o cara está lá na frente falando coisas mais complicadas, eu prefiro tentar tirar isso de algum texto, o silêncio faz mais sentido nessas horas.
Se tem alguém na minha frente falando, eu quero é responder, conversar. Mas a graduação está cheia de pessoas inteligentes, você não pode falar o que vem à cabeça. Você tem que pensar muito bem em perguntas realmente instigantes, ou comentários reveladores. Vai que depois você é mal falado, sempre tem alguém que vai te achar estúpido, não é mesmo?
Ah, outra coisa. Na Escola você não pode estudar. Para entrar sim, qualquer tipo de bitolação é sempre bem vinda, e realmente não importa a quantidade de anos de cursinho. Mas a partir do momento em que você é aluno da Escola, você é vagabundo por definição. Lê clássicos? Maravilhoso. Mas só aqueles mais rebuscados, os clássicos normais você têm de ter lido antes de adentrar o recinto ridiculamente patético, mas que só é frequentado por pessoas do mais alto padrão.
Sim, todos os que pertencem à Ela têm de achá-la completamente obsoleta. E tudo que pertence à ela. Ela pode ser uma porcaria, mas seus filhos são todos reluzentes e completamente bem dotados intelectualmente, além de extremamente bem informados. Ficou claro?
Ahh, óbvio! Nunca diga que gosta de TV, ou que prefere filmes a teatro. Não é de bom tom. Você fica parecendo..como se diz? Ah, qualquer um [que não é de lá]. Não é a coisa mais inteligente a se fazer, concorda? A mesma coisa em relação aos clássicos: se você não os leu, abstenha-se de comentários. É de bom tom e de bom gosto manter-se calado.
Você pode ser uma boa pessoa, de bom coração, mas quem liga pra isso? Você tem é de ser muito bem informado e extremamente bem dotado intelectualmente - acho que já dissemos isso. A Escola tentou ser acolhedora, mas ela é tão estúpida (é assim que se diz?)... Diz que é diferente de fora, mas pecou por tentar ser pelas aparências. É como aquele paradoxo, do alternativo que é moda (se é moda não é alternativo e blá blá blá).
Definitivamente, lá é uma merda (porque todas as pessoas inteligentes dizem que são, quem sou eu para dizer que não é? Eu que nunca fiz outra faculdade inteira, que não pesquiso os outros lugares do mundo). E seus habitantes, absolutamente maravilhosos. Isso eles são mesmo, e se você fica feliz com aparências, pode ter certeza de que se sentirá muito bem na Escola.
Ela, afinal, é como todos nós: leva amarrada ao corpo um pedaço de bicho morto, mas leva atrás, escondido. E na frente penteia o cabelo, dá um sorriso... Ops! Penteie o cabelo mas não sorria, sim, sim. É isso! Ninguém é idiota o suficiente para acreditar que você está feliz (naquele lugar tão - por D-s - medíocre).
Seja um fenômeno e despreze à sua volta, diga que é horrível.

Parabéns, você é o mais novo filho da Escola!!! =D ^^ ,-*****

[um beijo e um abraço]



[AHÁ! foto povocativa: digitei "novela" no google. Atitude igualmente vil]



obs. faltou eu tocar no quesito música. Mas se for ver por esse viés, faltou escrever sobre moda também, automobilismo, culinária...Bom, acho que toquei no ponto mais óbvio. Por ora é só.

obs.2. esse texto é autocrítico também.

12 comentários:

Unknown disse...

joana fock with me?
isso!

Lia Lupilo disse...

you fock with me, you fock with the best

Murilo disse...

Let they come and say hello to my little friend!

Anônimo disse...

Dá-lhe Caspêr Liberôôô!

Anônimo disse...

=P
não acredito que vai me obrigar a responder a isso... x-

a cásper é a mesma merda. ou uma merda diferente

^^

,-****

Anônimo disse...

entendeu? tanto faz! =O mal deve ser de jornalista!

Aline disse...

o mal não é de jornalismo, de Eca ou de Cásper, é tudo farinha do mesmo saco..!
é a universidade em si, ou essa geração de pseudo-intelectualóides que habitam o campus e acham que são 'a elite intelectual do país'.

Lia Lupilo disse...

não só o campus, a antena, a maria antônia, o pacaembu... u.u

hehehe

Pedro Sibahi disse...

Meu.. deboa...
pau no cú de quem leu e assistiu!
Vc sabe o que me diverte!
Não ter lido mais que 2 ou 3 livros pro vestiba, não ter assisitido nem 10 peças na vida, gostar de Rambo, apesar de achar uma merda, mas saber que eu sou igaul a qlqr filha da puta que tenha feito mais ou menos!
A diversão está em conversar com quem fez mais e acha que ter lido sei lá que antologia poética ou usar camisetas personalizadas o torna muito melhor..
Deboa!
Depois dessa, pau no meu cú!
Bjos!

Pedro Sibahi disse...

P.S.: Adorei o texto!

bruno disse...

oi lia!
gostei do texto.
mas ainda não encontrei ninguém assim tão nariz ao alto na eca... talvez ainda não tenha procurado o suficiente.
gostei também do éter – mesmo que tivesse gordura no óculos, a percepção foi luminosa!
bjs

Camila disse...

é incrível como a hipocresia reina e um simples texto como o seu faz essa máscara cair. a gente sempre fica tentando ser o que acha uqe poderíamos ser pra sermos admirados, e naõ o que queremos ser porque é nosso sonho. eu, por exemplo, sempre quis tirar fotos. desde pequena. mas não, texto é cult, texto é legal, é coisa de gente inteligente. tb gosto de escrever e abandonei a fotografia. queri aser astronauta tb. pq abandonei? naõ sei, só sei qeu abandonei antes de descobrir a física, o que mostra que teve algum outro motivo (social).
me sinto agoniada qdo ouço as pessoas lendo e comprando livros e coisas da mais última moda, comntando sobre o último seriado do momento, sobre a política das formigas, sobre as teses de foucault e o quanto se despreza quem não as entenda. daí eu penso: mas quem é que entende?
é por isso que tem o ditado: quem sabe, faz, quem não sabe dá aula.

por isso dou aula.

amei o texto, e me fez pensar sobre a minha postura nos últimos tempos.
sem mais comentários.