terça-feira, 17 de abril de 2007

Sobre bizarrices diversas

Gostaria de focar mais em um asunto, mas existem alguns temas pertinentes, e seria injusto deixar alguma coisa de fora. Vou tentar achar algum nexo entre eles, no entanto.

1-)A existência de um bar chamado La Gara, onde a grande atração é um ringue de boxe. As pessoas bebem cerveja, petiscam, jogam conversa fora, e ainda podem subir e bater em um Sparring contratado pela casa ("Ele vai ser um saco de areia. Pode bater à vontade e o nosso atleta não vai revidar", avisa um magro locutor de terno cinza). Sim, é tudo imitação de bares americanos, e tem aquele traço dos anos 50: aqueles lugares onde tinham lutas e comida e...tudo isso me dá náuseas, podem achar o que quiserem. Para mim é uma torção espaço-tempo, agora, se é futurista (daqueles filmes escuros que faz qualquer um não querer viver tanto) ou velho (daqueles onde muitos ficam um pouquinho felizes por serem tão contemporâneos, especialmente mulheres), não sei.






2-) 40 anos da Cutrale, talvez a maior indústria de suco de laranja do país. 40 anos de maus salários, de ameaças, de dependência construída de centenas de famílias roceiras que estão sob o julgo dessa grande e poderosa família no Estado de São Paulo. Sem falar nos pequenos concorrentes que foram comprados e humilhados a preços baixíssimos.
São 40 anos de coronelismo dos Cutrale em respeito a suco de laranja, mas são no mínimo 10x40 anos de oligarquia rural, nessa grande fazenda que é o Brasil (acho poucas coisas mais tristes do que ouvir que o país é ou será o grande celeiro do mundo =P).
Parabéns. [Aliás, tem logotipo melhor do que um palhacinho?^^]


3-) Cho Seung Hui gastou só US$571 para adquirir uma pistola Glock 19 mais a munição. Acho que não é preciso nem comentar, todos devem ter uma opinião mais ou menos uniforme. Michael Moore tem alguma razão, afinal.

4-) Para quem quiser entender um pouco dos fatos que estão provocando alguma agitação nas faculdades estaduais, sejam pacientes com o vídeo a seguir, feito por alunos da unesp de franca. É meio longo, mas esclarecedor. Pretendo escrever algo posteriormente, conforme a greve toma -ou não, corpo.
[E para quem não tem a mínima noção: essa agitação é contra os decretos do Serra, que dizem respeito à temida reforma universitária.]


se o link não aparecer =P: http://video.google.com/videoplay?docid=2766804175625447712&pr=goog-sl

[Depois me perguntam por que eu acho que vivo em um enorme quadro de Bosch]
[achei, em fim, um nexo entre esses fatos - está no título, aliás. São algumas fotos do álbum que Shiva constrói]

5 comentários:

Anônimo disse...

Só pra manter a tradição de comentar primeiro. Daqui a pouco eu volto e dou meus pitacos de verdade.

Anônimo disse...

querida =)

me perdoe pelos comentários breves e toscos,mas é que a falta de tempo realmente é um problema pra mim.
Fiz um comentário maisextenso sobre o caso de Virgínia,mas é apenas uma visão pessoal.

E eu nunca tomei esse suco de laranja ai! hahahaha

beijos!

Anônimo disse...

Voltei, vâmo lá:

Barzinhos com ambiente americano dos anos 50 geralmente fazem meu estilo. Sempre quis ser dono de um bar parecido com aquele do pulp Fiction, mas acho que as carrocerias de Cadillac seriam meio caras. Porém, comer/beber assistindo alguém levando porrada realmente não abre meu apetite.

Parabéns aos Cutrale pelo padrão de excelência no ramo!

Se falarem que o japinha tava ouvindo Marilyn Manson e jogando Duke Nukem, eu juro que vou ser o próximo a faer um massacre universitário. (Tô precisando mesmo de um motivo pra justificar o sumiço que quero dar em alguns professores). E no Paraguai uma Glock deve sair por menos de 600 doletas, eu acredito.

Pena que não colocaram no vídeo o pessoal da FFLCH escorregandode peito pela rampa da História. Ia descaracterizar um pouco o climão de revolta, mas chamaria atenção.
À parte isso e a importância inegável da greve, acho a edição bastante irresponsável por ser demasiadamente caricaturista: Universidade privatizada pelo McDonald's e professores terceirizados é pra chorar de rir.

Pedro Sibahi disse...

1)bar é bar, luta é luta, não se mistura.
2)Nunca ouvi falar dessa marca de suco, q pena, mas deve ser mais uma dakelas 20 famílias q mandam no nosso país, tem a da soja, do gado, da cana...
3)a sociedade americana não aceita o diferente e ainda te estimula à violência.. ó noq q dá..
4) será q nossos netos terão uma USP para estudar? Se preciso eu tomo borrachadas por isso (se quiser depois eu explico)
Porque vc acha que vive um enorme quadro de Bosch?

Lia Lupilo disse...

oi gente! =)
tomiate, você é um arrogante! quer ser o primeiro a escrever só por ser, mas vou responder:
1- talvez seja divertido mesmo um lugar desse estilo, por ser tão diferente. Mas vocês sabem como funciona a nossa sociedade de limites: daqui a pouco vai ser normal, e vamos conseguir assistir um lutador de luta livre quebrar uma costela enquanto chupamos o final de uma asinha de frango. É por isso que citei o futuro incertamente tenebroso.
2- o suco, hauhau...gente, a Cutrale é dona de 3 em cada 10 copos do mundo. Ela é fornecedora de grupos como Coca-Cola (que eu lembro de cabeça, devem ter mais outros tantos conhecidos).
achei sobre eles mais algumas coisinhas:
"A maior doação feita por uma só empresa a Lula foi da processadora de suco de laranja Cutrale, com dois repasses que somam R$ 4 milhões. A empresa trava disputa jurídica para evitar investigação por cartel --o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) recusou proposta de pagamento de multa de R$ 100 milhões para evitar a apuração"
[notícia de 29 de novembro de 2006]. Achei mais meia dúzia de notícias ligando a Cutrale com doações para Reformas no Planalto, na Granja do Torto...e é claro, algumas notas sobre tentativas frustradas de investigações do grupo. como não poderia deixar de ser.
3 e 4 + pergunta do Pedro sobre bosch: aguardem próximas publicações. Porque até uma jornalista precisa ter nas mangas alguns truques básicos de marketing (claro que é brincadeira!!!)

;]