quarta-feira, 25 de abril de 2007

Devaneios

1-)Sempre pego o ônibus voltando para casa, na maioria das vezes tarde. Eu fico muito tempo nele, no mínimo 40min. Muitas vezes -principalmente quando estou sozinha e não me distraio conversando, há pessoas que já estão lá quando eu chego, e quando eu vou elas ficam ainda.
Não que seja uma competição, "vamos ver quem fica mais tempo aqui", mas não há como não pensar pra onde elas estão indo.
E se alguns deles estão há horas andando, por não terem mais o que fazer,
ou não quererem.
Imagino aquele cara, que cansou de tudo e foi fugir andando de ônibus. Ele vai ficar lá até o ponto final, até mandarem ele sair pra, sei lá, limparem o ônibus! São R$2,30 por um dia inteiro em que ele não precisou resolver nada. Justo. Muito justo.
O pior é quando eu vejo crianças sozinhas. Sempre penso se são mesmo crianças ou se são adultos com rostos infantis, magros...
É sempre meio melancólico



2-)Yeltsin está morto
Nikita Krushov também
Baudrillard,
eu estou viva, jovem
e não me sinto muito bem.

É uma boa época para pensar nos caminhos que aquele país tomou. A maioria dos aritgos que eu li eram bastante críticos em relação ao seu governo, que, quaqndo comparado com o do seu sucessor (que foi um dos seus ministros, mas em quase nada se parecia com o velhinho boa-praça, exceto o caráter autoritário), deixavam muito a desejar.
Yeltsin deixou os pedaços da União serem comprados sem nenhum critério, o "coletivo" deixou de ser em um processo extremamente rápido e violento. Não me lembro de nenhum processo de privatização que não o tenha sido, mas as proporções daquelas indústrias eram coisa de louco. São hoje as gigantes petrolíferas, carboníferas, toda essa indústria pesada e superlucrativa que está nas mãos de dois ou três sacanas, ou filhos de sacanas.
Dizem que Putin luta adoidadamente contra esses gigantes, tentando consertar a meleca. Mas ele é responsável por tantas outras, então[...]
O povo assistiu a tudo bestializado..
Ok, é mais uma imagem que se repete pelo mundo inteiro e



3-)Esse blog apóia Ségolène Royal para a presidência da França. Por que ela, mesmo sendo a favor dos subsídios (que, aliás, é muito difícil criticar, mesmo sendo brasileira), ela é a favor de uma política deinclusão dos imigrantes ilegais à 10 anos no país. Aquele país adorável que acha que todo o mundo tem inveja dele (foi um francês que dise isso, mais especificamente Jacques Atalli, em artigo para o Global Viewpoint) Por isso que o mundo todo fala muito das eleições dele. Eu não decorei os nomes dos presidenciáveis da Nigéria. Para quem, assim como eu, não sabia, Umaru Yar'Adua venceu as eleições com 70% dos votos, e as eleições foram consideradas "super fraudulentas" por observadores da UE.




4-)


Nem parece o Tejo de Caeiro

[Pelo Tejo vai-se para o Mundo./Para além do Tejo há a América/E a fortuna daqueles que a encontram./Ninguém nunca pensou no que há para além/Do rio da minha aldeia.]

13 comentários:

Felipe Held disse...

Andar até os dois extremos do metrô é uma das diversões mais baratas que há.

Ainda mais se você tiver tempo livre pra ficar observando direitinho as pessoas e depois escrever alguma besteira sobre elas, sempre vale a pena. E ainda é melhor do que ônibus porque vc pode fazer tudo isso com uma só passagem.

:}

Lia Lupilo disse...

=0
=0
vou fingir que não percebi que isso é uma dica para pessoas desocupadas.
e vou fingir também que não vi esse emoticon zombeteiro no final do comentário.

trá-la-la..

Unknown disse...

sua linda, hahaha
ja pensei tudo isso, porem bebado
e ainda perguntam se valeu a pena...

Anônimo disse...

Fecho com o Reldinha, e por isso o metrô Sumaré me é sinônimo de fossa. Leu a reportagem na piauí sobre o viaduto da Doutor Arnaldo? Pois é, o mundo seria mais seguro se todo mundo contemplasse a cidade através dos vidros da estação.

Pedro Sibahi disse...

Agora blogs em tópicos!? daki a pouco é a vida em tópicos! (eu sei q é mais prático)
1)Viajar no ônibus é bem interessante, nos dois sentidos. E como falaram tem o metrô e o trêm também. Você ainda não deve ter ido para Guaianazes, que aí sim ia ser melancólico, sem contar a ação e aventura..
2)Eu sinto uma revolução pra daqui no max umas 3 gerações.. será? ou fica td mundo retardado de vez ou td mundo assistindo TV!
3)Viva às mulheres! Ainda quero ver uma na presidência do Brasil!
4) nada mais parece nada mais, e tudo pareçe tudo.. (?)
5) comentários em tópicos! =O (haha)

Lia Lupilo disse...

bom, esse não é o primeiro post em tópicos.
e não é por preguiça.
os assuntos tratados são anafóricos, por isso números,e não palavras, que são bem mais vivas e cheias de histórias, já puxando um monte de pressupostos da minha e da cabeça dos leitores...
é menos poético, combina mais.
humm..juro que estou tentando inaginar uma vida em tópicos agora, ped, e até agora me pareceu bastante tediosa.

Bruna Escaleira disse...

olhaaa
cada dia descubro o blog de mais um futuro jornaleiro!
mostrando que nem só de 'quintas i brejas' vivem os jornots 2007 ;)

mas até de devaneios andantes. adorei a idáia do ônibus, pretendo tentar um dia!

>ah, aqui é a Bru
colocando um link no meu flog pro seu blog ;p
(www.fotolog.com/subbito)

Anônimo disse...

o tejo nao eh o mais belo msm! o mais belo eh o paraiba!!

Anônimo disse...

Olha soh.....

Ando meio alienado mundialmente falando, entao soh vou opiniar sobre o q eu talvez na minha ignorancia consiga responder....
Pois eh...... pq tem desocupados andando sozinho e errante no onibus?....
q inveja de ser um deles!
=D

Por favor, nao fala em tejo!..ç..
Isso me lembra a maldita literatura!
nao gosto mnuito.....
soh mais gramatica
=P
=*
=*....

GZUS

Anônimo disse...

Sabia que você tava no lugar certo...

dcs disse...

Nada como passar uma tarde de céu encoberto num ônibus vazio, rodando quilômetros numa cidade estranha - cidade onde conhecemos apenas o quê freqüentamos. Pessoas de todos semblantes entrando e saindo, sem se dar conta de que estão sendo observadas, pelo menos um pouco além do que os olhos podem ver.
Cada um com seus assuntos, problemas e egoísmos, não se dão conta que o dia está agradável. Agradável para um estudante sem propósito, que pegou o ônibus errado e agora só lhe resta esquecer a aula que não teve e aproveitar o passeio.
Uma senhora entra no ônibus, e vai andando lentamente até a traseira. São quatro passageiros além de nós, mas ela escolhe o lugar vago ao meu lado. Não consigo disfarçar um sorriso, até onde sei sincero. Ela diz num gesto de infinita bondade:
-Que belo dia!

Fernanda Braite disse...

Nossa, ler seu blog realmente me faz pensar em diversas coisas... Lia, seu blog, como vc mesma disse, pode não ser uma vitrina, mas é um olho-mágico lindíssimo!

1) Sobre os Ônibus: sempre entro em devaneios quando estou viajando sozinha. E sim, é melancólico. Quase poético. Já reparei nas expressões das pessoas. Cansadas ou preocupadas, geralmente. E ninguém olha para os lados, muito menos para as crianças que insistem em colocar chiclete nos nossos colos, com a esperança de que os compremos.

2) Algum dia o mundo vai acordar. Espero. Tirando uma frase do filme "V de vingança" (que eu amei), "O povo não deveria temer seu governo, mas o goverso deveria temer seu povo". Se soubéssemos a força que temos, nada estaria desse jeito. Nem em países específicos, nem no mundo inteiro. Resta tentarmos lutar todos juntos. Se não conseguirmos fazer as pessoas levantarem do sofá de onde assistem TV, será só esperar a Terra explodir. Por nossas bombas e destruição, lógico.

3) Pois é, eleições "não-francesas", "não-americanas" e "não-qualquer outro país riquinho" não parecem interessar ninguém. Contraditório, já que são justamente os países pobres que precisam de um presidente que saiba mudar a situação. São esses países que deveríamos acompanhar as eleições, e torcer para não ser eleito alguém em eleição "fraudulenta", ou haver qualquer outro tipo de sujeira. Sonho...

Lia, obrigada inicialmente por comentar no meu blog! Espero que ele fique tão bom quanto o seu... Assim como vc, não concordarei sempre com tudo, mas sei que tudo vai valer a pena ler. Gostaria de ocmentar em todos os posts anteriores, mas não acharei tempo... Mas comentei no que tem a foto da Bruxa de Chihiro!!!

BEIJÃO, LIA!

Fernanda Braite disse...

NOSSA, ESQUECI NO TEJO!!! hahaha

Não, aquele Tejo não é mais o de Caeiro. Quem sabe o de um Caiero urbano??